Como melhorar a eficiência energética de sua casa

Num mundo onde as questões ambientais estão cada vez mais presentes, investir em tecnologias e estratégias que otimizem o consumo de energia não só reduz a fatura de eletricidade mensal, como também contribui para a sustentabilidade do planeta, aumentando de forma substancial o valor do seu imóvel.
O que é a classificação energética?
A classificação energética é uma escala de eficiência energética – sendo a classe A a mais eficiente e a classe F a menos eficiente – que pode ser aplicada a equipamentos ou imóveis. O principal objetivo é fornecer informações sobre o desempenho energético de um imóvel ou sobre o consumo de energia de um equipamento.
Quanto menos energia for necessária consumir para atingir um determinado resultado, melhor a eficiência energética.
Por que necessito saber o meu certificado energético?
No certificado energético não fica a saber somente a eficiência energética de sua casa, tem também conhecimento sobre medidas de melhoria que, se forem implementadas, irão aumentar a classe energética de sua casa e otimizar o consumo de energia, proporcionando melhores condições para os habitantes.
Para além disso, o certificado energético permite acesso a benefícios fiscais e a programas como o Fundo Ambiental ou o Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis.
Como posso melhorar a eficiência energética de minha casa?
1. Painéis solares fotovoltaicos
Se ainda não optou por instalar, pode começar por esta fase, uma vez que são muitas as vantagens da instalação dos painéis solares. A captação da luz solar e transformação em energia irão reduzir substancialmente a sua conta de eletricidade (dependendo da incidência solar) e se produzir mais energia do que a que consome durante o dia, com a instalação de baterias poderá usufruir dessa mesma energia no período da noite.
2. Aquecimento de água
O aquecimento de águas sanitárias é um dos maiores contribuidores para o consumo de energia nas famílias portuguesas. Posto isto, este tópico deve ser alvo de uma grande reflexão, uma vez que existem medidas que permitem a redução destes consumos, tornando o seu lar mais eficiente.
As opções vão desde painéis solares térmicos, esquentadores inteligentes, termoacumulares e bombas de calor AQS. Com a Resengás pode informar-se sobre qualquer uma destas soluções e avançar para aquela que for mais adequada para o seu caso.
3. Climatização – Aquecimento, arrefecimento e ventilação
O aquecimento das casas é outro fator com grande peso na fatura de energia de uma casa, como tal, devemos optar por soluções com maior eficiência energética e que tragam conforto ao longo de todo o ano. É aqui que entram os sistemas de ar condicionado.
Para além de climatizarem a sua casa, tanto no verão como no inverno, um ar condicionado pode ajudar na eliminação da humidade, na melhoria da qualidade do ar e na dispensa de aparelhos como o aquecedor ou desumificador. Acrescentamos a isto, o facto do custo de utilização das unidades de ar serem extremamente baixos e necessitarem de uma manutenção simples.
4. Automação e gestão da energia
A automação dos aparelhos de nossa casa pode ser uma das soluções mais fáceis para otimizar o consumo de energia. O controlo inteligente que pode ser definido tanto em luzes, como ar condicionado ou outro tipo de aparelhos é uma medida simples e extremamente eficaz. Para tal, só temos de programar horários de funcionamento dos equipamentos, podendo monitorizar o consumo em tempo real. Isto vai levar a uma redução dos desperdícios de energia e ajustar a utilização dos aparelhos conforme a nossa necessidade.
5. Isolamento térmico e fugas de temperatura
Deve sempre certificar-se que a sua casa possui um isolamento térmico adequado e que tanto portas, como janelas possuem uma instalação adequada e que não permite fugas de temperatura. Com estas condições reunidas, conseguirá potenciar o uso dos aparelhos anteriormente mencionados e obter resultados muito mais rápidos.
Melhorar a eficiência energética do seu lar é um investimento que traz benefícios imediatos e a longo prazo. Com a combinação certa de equipamentos e condições, como referido anteriormente poderá reduzir os seus custos de forma significativa e aumentar o conforto e eficiência energética, contribuindo para um futuro mais sustentável.